Está disponível para download o seguinte texto da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação:
FFE - Filosofia Moderna: Os novos valores da Ciência
Material de FFE para download
Marcadores: Download , Material de Estudo
Material de CTP para download
Estão disponíveis para download os seguintes textos da disciplina: Construção do Trabalho Pedagógico:
CTP - Porta-Fólio e a formação do professor reflexivo
CTP - Projeto político-pedagógico: exercício de democracia e participação na escola
Marcadores: Download , Material de Estudo
Material de FHE para download
Estão disponíveis para download os seguintes textos da disciplina Fundamentos Históricos da Educação:
Marcadores: Download , Material de Estudo
Material de FFE para download
Está disponível para download o seguinte texto da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação:
Material de CTP para download
Está disponível para download o seguinte texto da disciplina: Construção do Trabalho Pedagógico:
CTP - CTP - Contação de histórias e desenvolvimento da criança
Marcadores: Download , Material de Estudo
Taxonomia de Bloom
Taxonomia de Bloom
- Conhecimento: processos que requerem que o estudante reproduza com exatidão uma informação que lhe tenha sido dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma fórmula ou uma teoria.
- Compreensão: requer elaboração (modificação) de um dado ou informação original. O estudante deverá ser capaz de usar uma informação original e ampliá-la, reduzí-la, representá-la de outra forma ou prever consequências resultantes da informação original.
- Aplicação: reune processos nos quais o estudante transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.
- Análise: caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.
- Síntese: representa os processos nos quais o estudante reune elementos de informação para compor algo novo que terá, necessariamente, traços individuais distintivos.
- Avaliação: representa os processos cognitivos mais complexos. Consiste em confrontar um dado, uma informação, uma teoria, um produto etc... com um critério ou conjunto de critérios, que podem ser internos ao próprio objeto de avaliação, ou externos a ele.
Podem ser visualmente compreendido através da tabela abaixo, onde a primeira coluna mostra os objetivos de aprendizagem relacionados por Bloom. A segunda coluna indica os processos para atingí-los e a terceira os resultantes da aprendizagem.
objetivos | processos | resultantes |
conhecimento
| definir reconhecer recitar identificar rotular compreender examinar mostrar coletar listar | rótulos nomes fatos definições conceitos |
compreensão
| traduzir interpretar explicar descrever Resumir demonstrar | argumento explicação descrição resumo |
aplicação
| aplicar solucionar experimentar demonstrar construir mostrar fazer ilustrar registrar | diagrama ilustração coleção mapa jogo ou quebra-cabeças modelo relato fotografia lição |
análise
| conectar relacionar diferenciar classificar arranjar, estruturar agrupar interpretar organizar categorizar retirar comparar dissecar investigar | gráfico questionário categoria levantamento tabela delineamento diagrama conclusão lista plano resumo |
síntese
| projetar reprojetar combinar consolidar agregar compor formular hipótese construir traduzir imaginar inventar criar inferir produzir predizer | poema projeto resumo de projeto fórmula invenção história solução máquina filme programa produto |
avaliação
| interpretar verificar julgar criticar decidir discutir verificar disputar escolher | opinião julgamento recomendação veredito conclusão avaliação investigação editorial |
Taxonomia de Bloom Área Cognitiva | ||
níveis | objetivos | capacidades a adquirir |
- conhecimento | lembrar informações sobre: fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc. | definir, descrever, distinguir, identificar, rotular, listar, memorizar, ordenar, reconhecer, reproduzir etc. |
- compreensão | entender a informação ou o fato, captar seu significado, utilizá-la em contextos diferentes. | classificar, converter, descrever, discutir, explicar, generalizar, identificar, inferir, interpretar, prever, reconhecer, redefinir, selecionar, situar, traduzir etc. |
- aplicação | aplicar o conhecimento em situações concretas | aplicar, construir, demonstrar, empregar, esboçar, escolher, escrever, ilustrar, interpretar, operar, praticar, preparar, programar, resolver, usar etc. |
- análise | identificar as partes e suas inter-relações | analisar, calcular, comparar, discriminar, distinguir, examinar, experimentar, testar, esquematizar, questionar etc. |
- síntese | combinar partes não organizadas para formar um todo | compor, construir, criar, desenvolver, estruturar, formular, modificar, montar, organizar, planejar projetar etc. |
- avaliação | julgar o valor do conhecimento | avaliar, criticar, comparar, defender, detectar, escolher, estimar, explicar, julgar, selecionar etc. |
Marcadores: Material de Estudo
Ensinamentos das mães de antigamente.
Coisas que nossas mães diziam e faziam…
Era uma forma, hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente e por isso não saímos seqüestrando a namorada, nem matando os outros por ai.
“ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!”
“EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!”
Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS..
“SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA.
ACABEI DE LIMPAR A CASA!”
“PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?”
“CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VOCÊ CHORAR!”
” FECHA A BOCA E COME!”
“ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!”
“CALMA!… QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ…”
“OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!”
“SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!”
“PÁRA DE FICAR VESGO MENINO!
PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.”
“SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!”
“VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!”
“TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?”
“QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER.”
“UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM PRA VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!”
“MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!”
“SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!”
“OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!”
“VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!”
“NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE VOCÊ FEZ ISSO?”
“EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!”
“SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!”
Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS…
“SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!….”
“AJUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!”
“VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!”
Feliz Dia das Mães!
Dedico essa mensagem a todas as mães.
Felicidades.
e comia os alimentos ainda quentes
Eu tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe eu dormia
o quanto eu queria
e nunca me preocupava
com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de
escovar os cabelos e os dentes.
Antes de ser mãe eu limpava
minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos
nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe eu não me preocupava
se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas eram
coisas em que eu não pensava.
Antes de ser mãe ninguém vomitou nem fez xixi em mim,
nem me beliscou sem nenhum cuidado,
com dedinhos de unhas finas.
Antes de ser mãe eu tinha
controle sobre a minha mente,
meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos.
... eu dormia a noite toda ...
Antes de ser mãe eu nunca tive
que segurar uma criança chorando
para que médicos pudessem
fazer testes ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando
pequeninos olhos que choravam.
Eu nunca fiquei gloriosamente feliz
com uma simples risadinha.
Eu nunca fiquei sentada horas
e horas olhando um bebê dormindo.
segurei uma criança só por
não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar
quando não pude estancar uma dor.
Eu nunca imaginei que uma
coisinha tão pequenina pudesse
mudar tanto a minha vida.
Eu nunca imaginei que pudesse
amar alguém tanto assim.
Eu não sabia que eu adoraria ser mãe.
Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação
de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Eu não conhecia a felicidade de
alimentar um bebê faminto.
Eu não conhecia esse laço que
existe entre a mãe e a sua criança.
Eu não imaginava que algo tão pequenino pudesse
fazer-me sentir tão importante.
Antes de ser mãe eu nunca me
levantei à noite a cada 10 minutos
para me certificar de que tudo estava bem.
Nunca pude imaginar o calor,
a alegria, o amor, a dor
e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz
de ter sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada, Deus,
por eu ser agora um alguém tão
frágil e tão forte ao mesmo tempo.
Obrigada Deus por permitir-me ser Mãe!
de Patricia Vaughan
Material de MET para download
Está disponível para download o slide da disciplina: Metodologia Científica.
MET - Material de estudo de Metodologia Científica - Slide
Marcadores: Download , Material de Estudo