Material de estudo enviado pelo professor Marcelo Xavier
Taxonomia de Bloom
Taxonomia de Bloom
Taxonomia de Bloom refere-se ao trabalho intitulado "Taxonomia e Objetivos no Domínio Cognitivo" que foi o primeiro a ser publicado (1956). Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950. Bloom era partidário da pedagogia tecnicista e considerava fundamental definir de forma clara, precisa e verificável o objetivo a ser atingido ao final de uma ação educacional. Bloom classifica os objetivos no domínio cognitivo em 6 níveis que, usualmente, são apresentados numa seqüência que vai do mais simples (conhecimento) ao mais complexo (avaliação); cada nível utiliza as capacidades adquiridas nos níveis anteriores. As capacidades e conhecimentos adquiridos através de um processo de aprendizagem são descritas por verbos.
Os níveis do domínio cognitivo desenvolvem-se:
- Conhecimento: processos que requerem que o estudante reproduza com exatidão uma informação que lhe tenha sido dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma fórmula ou uma teoria.
- Compreensão: requer elaboração (modificação) de um dado ou informação original. O estudante deverá ser capaz de usar uma informação original e ampliá-la, reduzí-la, representá-la de outra forma ou prever consequências resultantes da informação original.
- Aplicação: reune processos nos quais o estudante transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.
- Análise: caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.
- Síntese: representa os processos nos quais o estudante reune elementos de informação para compor algo novo que terá, necessariamente, traços individuais distintivos.
- Avaliação: representa os processos cognitivos mais complexos. Consiste em confrontar um dado, uma informação, uma teoria, um produto etc... com um critério ou conjunto de critérios, que podem ser internos ao próprio objeto de avaliação, ou externos a ele.
Podem ser visualmente compreendido através da tabela abaixo, onde a primeira coluna mostra os objetivos de aprendizagem relacionados por Bloom. A segunda coluna indica os processos para atingí-los e a terceira os resultantes da aprendizagem.
objetivos | processos | resultantes |
conhecimento
| definir reconhecer recitar identificar rotular compreender examinar mostrar coletar listar | rótulos nomes fatos definições conceitos |
compreensão
| traduzir interpretar explicar descrever Resumir demonstrar | argumento explicação descrição resumo |
aplicação
| aplicar solucionar experimentar demonstrar construir mostrar fazer ilustrar registrar | diagrama ilustração coleção mapa jogo ou quebra-cabeças modelo relato fotografia lição |
análise
| conectar relacionar diferenciar classificar arranjar, estruturar agrupar interpretar organizar categorizar retirar comparar dissecar investigar | gráfico questionário categoria levantamento tabela delineamento diagrama conclusão lista plano resumo |
síntese
| projetar reprojetar combinar consolidar agregar compor formular hipótese construir traduzir imaginar inventar criar inferir produzir predizer | poema projeto resumo de projeto fórmula invenção história solução máquina filme programa produto |
avaliação
| interpretar verificar julgar criticar decidir discutir verificar disputar escolher | opinião julgamento recomendação veredito conclusão avaliação investigação editorial |
Taxonomia de Bloom Área Cognitiva | ||
níveis | objetivos | capacidades a adquirir |
- conhecimento | lembrar informações sobre: fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc. | definir, descrever, distinguir, identificar, rotular, listar, memorizar, ordenar, reconhecer, reproduzir etc. |
- compreensão | entender a informação ou o fato, captar seu significado, utilizá-la em contextos diferentes. | classificar, converter, descrever, discutir, explicar, generalizar, identificar, inferir, interpretar, prever, reconhecer, redefinir, selecionar, situar, traduzir etc. |
- aplicação | aplicar o conhecimento em situações concretas | aplicar, construir, demonstrar, empregar, esboçar, escolher, escrever, ilustrar, interpretar, operar, praticar, preparar, programar, resolver, usar etc. |
- análise | identificar as partes e suas inter-relações | analisar, calcular, comparar, discriminar, distinguir, examinar, experimentar, testar, esquematizar, questionar etc. |
- síntese | combinar partes não organizadas para formar um todo | compor, construir, criar, desenvolver, estruturar, formular, modificar, montar, organizar, planejar projetar etc. |
- avaliação | julgar o valor do conhecimento | avaliar, criticar, comparar, defender, detectar, escolher, estimar, explicar, julgar, selecionar etc. |
1 comentários:
Excelente material e auxiliará o meu trabalho. Parabéns pela postagem!
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